Trigrama | Fundação do I Ching

TRIGRAMAS

Os oito trigramas são chamados de Bagua em chinês e encontramos sua origem na adivinhação chinesa. Existem 64 combinações possíveis dos oito trigramas. Esses 64 hexagramas compõem o I Ching (Livro das Transformações).

Acredita-se que o I Ching contém toda a sabedoria do Oriente. Assim, você pode consultar e receber orientação do I Ching sobre – na verdade, sobre qualquer coisa. As descrições dos hexagramas são um tanto enigmáticas, e é por isso que o I Ching às vezes é chamado de oráculo ou obra de adivinhação.

trigrams

A origem dos trigramas

Os antigos adivinhos chineses gostavam de fazer fortuna queimando alguns ossos e baseavam suas previsões no que os ossos rachados (estilhaçados) pareciam representar. Outros métodos de adivinhação eram aquecer um casco de tartaruga e estudar as rachaduras que apareciam.

Como a arte da adivinhação era baseada no Yin-Yang, uma linha tracejada simbolizava a força feminina, negativa e passiva Yin e a resposta “Não”, enquanto uma linha contínua simbolizava a força masculina, positiva e ativa Yang, e a resposta “Sim “.

A limitação a estas duas respostas foi logo insuficiente e, por isso, verificou-se fazer alguns sinais de que cada uma continha duas linhas, pelo que as opções de resposta foram duplicadas para quatro. Mais tarde, outra linha foi adicionada e oito opções diferentes agora podem ser formadas.

Estes foram chamados de trigramas e diferentes características foram anexadas a cada um deles. Essa evolução de quatro para oito opções é atribuída a alguém que não conhecemos muito; Fu Hsi (ou Pao Hsi), que viveu por volta do ano 2800 AC.

Primeiro temos Yang (uma linha não dividida) e Yin (uma linha quebrada). Combinando esses dois signos, você obtém quatro respostas possíveis e, combinando esses quatro signos novamente, obtém oito respostas possíveis – os trigramas. Ao combinar os oito trigramas, você chegou a 64 respostas possíveis – os hexagramas.

Os oito trigramas são chamados de BaGua em chinês e são, portanto, oito figuras com três linhas em cada uma, daí o nome trigramas. Cada linha é yin ou yang.

I Ching

Cada trigrama tem um nome simbólico que funciona como uma espécie de cabeçalho para as oito categorias em que tudo pode ser dividido de acordo com o I Ching e a astrologia chinesa. entre si em um extenso sistema de correlação – pelo qual os oito trigramas passam a fazer parte de um sistema, com um alcance bastante extenso.

No entanto, os trigramas não são simplesmente uma classificação das coisas; eles também explicam a seqüência em que as transformações ocorrem. Cada um dos oito trigramas é uma direção, uma imagem, um estado etc. Na China, esses trigramas são considerados símbolos que representam todas as situações cósmicas e humanas possíveis.

Por meio dos trigramas, o I Ching  divide tudo em oito categorias. Por exemplo, o corpo: cabeça, estômago, pés, coxas, orelhas, olhos, mãos e boca. E a Família: Pai, mãe, filho mais velho, filha mais velha, filho do meio, filha do meio, filho mais novo e filha mais nova.

Para entender o significado da associação dos trigramas individuais com, por exemplo, um papel familiar, você deve pensar sobre o que esse papel implica. Talvez não tanto no padrão familiar de hoje, mas no padrão familiar que existia quando o Ching foi escrito.

O pai é quem tradicionalmente governa uma casa. O primeiro ou filho mais velho é aquele que iniciou uma nova geração e sustentou os pais e antepassados. Segundo ou filho do meio, corajoso e ousado, que deve arriscar, sair de casa ou estabelecer um novo empreendimento. Terceiro ou caçula, limite e fim da família.

Da mesma forma com as filhas. Aqui, a filha primogênita também é considerada a primeira a se casar e a presidir o novo lar. Segunda ou filha do meio, tradicionalmente tem o papel de madura, solidária e dependente. Enquanto a terceira ou filha mais nova, que costuma ser despreocupada, caprichosa e mágica.

Os cantos do mundo e os quatro pontos intermediários sudeste, noroeste etc. também estão correlacionados aos trigramas, enfim, tudo pode ser classificado em relação aos oito trigramas.

I Ching

Um sistema de correlação abrangente

Mas os trigramas não descrevem simplesmente uma classificação das coisas; eles também explicam a seqüência em que as transformações ocorrem. Existem duas maneiras de colocar os oito trigramas em relação uns aos outros.

O primeiro
ordem celestial
Antes do Céu | Xiantiantu

Nesse arranjo, os trigramas e as forças individuais estão em perfeito equilíbrio. Os opostos são colocados um em frente ao outro (Yin-Yang). O céu é colocado em oposição à terra, o fogo em oposição ao trovão, etc. É um arranjo estacionário. As forças individuais mantêm umas às outras sob controle. Isso é bom para ilustrar os padrões das energias, mas não como elas funcionam e se movem.

Quanto mais tarde
ordem celestial
Depois do Céu | Houtiantu

Nesse arranjo, os trigramas e as forças individuais são arranjados de acordo com o modo como se sucedem. A maneira como eles interagem uns com os outros cria um ciclo recorrente.

Por exemplo, o trigrama K’an, o elemento água, tem a propriedade perigosa e assim expressa a profundidade do abismo, as dificuldades. Estamos aqui no meio do inverno e está escuro.

Este trigrama é seguido pelo trigrama Kên, o elemento montanha, a qualidade do repouso, expressando a quietude do final do inverno e a tranquilidade da montanha. Estamos aqui na véspera da primavera, o trigrama Zhen, quando tudo na natureza começa a brotar. O diagrama descreve a passagem do ano (no sentido horário) começando com Zhen no leste.

Durante um ano civil, os trigramas se sucedem nessa sequência e ‘regem’ cada um por 45 dias, resultando em um ano de 360 ​​dias. Que todas as coisas estão constantemente em processo de transformação em outra coisa é o pensamento fundamental do I Ching.

“Quando o sol vai embora, a lua vem. Quando a lua vai embora, o sol vem. O sol e a lua abrem espaço um para o outro, e a luz surge disso. Quando o inverno vai embora, o verão chega. Quando o verão vai embora, chega o inverno.

Trigrammer

Essa interação entre os pólos opostos do universo e da natureza é frequentemente descrita em termos de os conceitos de yin e yang. Da mesma forma que yin e yang são aspectos do todo, os oito trigramas são aspectos de yin e yang. E da mesma forma que tudo pode ser classificado e ordenado de acordo com o yin e o yang, tudo pode ser ordenado de acordo com os trigramas.

A coisa mais importante a entender sobre os trigramas é que, por meio de sua associação com todos os tipos de categorias, como a família, as direções da bússola, as cores, o Kua-número, os cinco elementos, os doze signos dos animais, as estações, o tempo, etc. – farão parte de um sistema, de amplo alcance.

Como tudo pode ser classificado em uma das oito categorias, tudo poderá ser relacionado entre si em um sistema de correlação abrangente.

Bagua | Trigramas | Feng ShuiOrigem da A antiga ordem celestial dos oito trigramas, atribuída a Fu Hsi, Fuxi (伏羲), que junto com sua irmã Nüwa é creditado por inventar a caça, a pesca, a culinária e a língua escrita chinesa.

Reza a lenda que Fu Hsi viu um cavalo em cujas costas havia pontos dispostos em um padrão chamado Ho-tu. Na filosofia chinesa, eles dizem que quando você entende o significado desse padrão, você entende a estrutura do universo.

Bagua | Trigramas | Feng ShuiOrigem da A posterior ordem celestial dos oito trigramas, atribuída ao chinês Yu Hsia lá em 2205 a.C. viu uma tartaruga emergir do rio Lo e no escudo da tartaruga estavam listados nove números em uma grade. Os nove números foram arranjados de forma que o resultado, ao somar os números na horizontal, vertical ou diagonal, fosse sempre 15. Isso ficou conhecido como o quadrado mágico de Lo Shu e é o padrão subjacente à Posterior Ordem Celestial. </em >

Cada um dos 64 hexagramas tem um nome e um significado que você pode consultar no livro I Ching. Dois textos são anexados a cada hexagrama: um que comenta o hexagrama e outro que comenta as linhas individuais do hexagrama. Além disso, a interpretação é baseada no significado dos trigramas dos quais o hexagrama é formado.

Como exemplo, podemos tomar o hexagrama nº 12, chamado P’i, que é formado pelos trigramas Ch’ien, o puramente masculino, e K’un, o puramente feminino.

Como o forte é carregado pelo fraco (Ch’ien está no topo), isso significa estagnação ou paralisação devido a pessoas malévolas. Os comentários acrescentam: “As forças celestes e terrestres não estão conectadas umas com as outras e tudo está confuso e desordenado“.

I Ching | Hexagrama 12Se os dois trigramas são trocados, obtemos o hexagrama T’ai, onde o feminino repousa sobre o masculino.

Aqui o texto diz: “Paz, harmonia, céu e terra se unem, felicidade, sorte“. Entre esses dois extremos, os trigramas se unem em vários graus de harmonia ou discórdia.

A descrição do I Ching do primeiro trigrama: “Um dragão, um espírito criativo que vive nas águas e no céu, um metamorfo dinâmico. Poder criativo e força para resistir no tempo”. A descrição trata do que está associado ao trigrama de propriedades.

Quem deve interpretar o I Ching, portanto, tem vários elementos diferentes para ajudá-lo – a interpretação dos dois trigramas dos quais o hexagrama é formado, os julgamentos e as imagens  O Livro das Transformações vincula ao hexagrama, interpretação das linhas do hexagrama bem como a forma do hexagrama individual e seu hexagrama de sombra,

É por meio da interpretação intuitiva desses elementos que o I Ching disponibiliza que as pessoas de acordo com O I Ching pode ensiná-lo a agir corretamente nas situações da vida.

trigram 1
Ch’ien
Céu
Noroeste
Início do inverno

O criativo
“o Criativo”

Netspirit

Tui
Lago
Oeste
Outono

Alegria
“the Joyous”

Netspirit

Li
Fogo
Sul
Solstício de verão

Abrace
“o apego”

Netspirit

Chên
Trovão
Leste
Primavera

Despertar
“a excitação”

Netspirit

Sol
Vento, Árvore
Sudeste
Meados da primavera

O Gentil
“the Gentle”

Netspirit

K’an
Água
Norte
Inverno

O Abismo
“o Abismal”

Netspirit

Kên
Montanha
Nordeste
Meio do inverno

Ainda
“Ficar parado”

Netspirit

K’un
Terra
Sudoeste
Verão

Destinatário
“o receptivo”

No entanto, isso é mais fácil dizer do que fazer! Acredita-se que o I Ching contém vários séculos de sabedoria oriental, compactados em 64 hexagramas, razão pela qual obviamente não é possível alcançar rápida e facilmente uma compreensão mais profunda da obra e das respostas que ela quer lhe dar.

Vamos examinar mais de perto o que realmente aprendemos sobre o hexagrama Ch’ien / O criativo, o criativo.

I Ching | Hexagrama 1No geral, temos uma pequena história de vida. Começamos na linha de fundo com o homem (ou mulher) não testado, ainda não maduro e acompanhamos através do hexagrama esse desenvolvimento para se tornar um grande homem.

Começamos da linha de fundo e subimos em direção ao céu (Tao). Diz-se que a energia criadora quando está na linha inferior é oculta, ou seja, interna, mas que conforme você se aproxima do céu, ou seja, sobe pelo hexagrama, encontra a luz que faz crescer as sementes em germinação.

Vários perigos espreitam ao longo do caminho. Ele (ou ela) pode, por exemplo, ser enganado quando as massas começam a perceber os talentos e assim passar a buscar o externo – riqueza, fama etc. – ou optar por continuar seus estudos como o professor solitário em seu laboratório.

É importante estar ciente de que o hexagrama não indica alguns dos caminhos como os únicos corretos.

Você poderia imaginar imediatamente que havia algo sobre ser a coisa certa a voltar suas energias para dentro e se concentrar em se tornar sábio. Mas isso o hexagrama diz ou rejeita muito claramente, usando repetidamente a frase “Vá sem vergonha”. Então, quando você toma uma decisão, ela é certa para você e você não tem nada do que se envergonhar.

Quando a pessoa na história subiu para os escalões mais altos e ganhou uma grande posição, poder, influência e coisas do gênero, o hexagrama adverte para não voar mais alto do que as asas podem carregar. Pode-se dizer que assim termina onde começou, ou seja, com uma advertência de que você deve ter cuidado para não se jogar em algo que não pode controlar.

homer iliad song 3

Às vezes o I Ching é visto de forma simplificada e simplista. A resposta do hexagrama Ch’ien pode ser explicada como:

Presença de inspiração, energia e vontade. O empreendedorismo reúne-se em torno do imperativo. Você é considerado um líder/conselheiro e pode exercer influência. Saiba quando não negociar. Você se torna o centro de contatos pessoais que atraem sua liderança. Sucesso futuro.

Aqui procuramos pegar a essência do hexagrama e lhe dar a resposta. O que pode ser bom, mas se você deseja uma compreensão mais profunda do I Ching e das respostas que a obra procura lhe dar, deve estar atento ao uso de associações e metáforas.

Na Ilíada de Homero, ele conta sobre a bela Helena, que é o ponto de partida de toda a guerra por Tróia. Mas em nenhum lugar Homer escreve algo sobre a altura de Helena, cor do cabelo, cor dos olhos ou quaisquer características de Helena em geral – Homer se contenta em simplesmente escrever que ela é a mais bonita das mais bonitas.

E, assim, deixar para o leitor formar sua própria opinião sobre o que ele acha que é o mais bonito dos mais bonitos. Da mesma forma funciona o I Ching. As respostas são precisamente enigmáticas e cheias de associações e metáforas de modo que o indivíduo que consulta o I Ching deve encontrar sua própria resposta individual.

Portanto, para tirar o melhor proveito possível do I Ching, é essencial “conhecer a si mesmo”. Ter consciência de que nós, humanos, vemos o mundo através de cada um de nossos óculos. Vemos, ouvimos e lemos o que nós mesmos queremos. Vemos o que queremos ver.

homer iliad song 5

As oito áreas da vida

Uma maneira de compreender os oito trigramas e, por meio deles, os hexagramas, o I Ching, é observar as oito áreas da vida. Através do BāGuàen você pode descobrir quais partes da sua casa representam as diferentes áreas da sua vida e então promover as áreas individuais fazendo os conselhos que o BāGuàn atribui.

Aqui entramos assim na arte da decoração da casa Feng Shui, que no entanto é apenas um desafio para os ocidentais que têm pressa em sistematizar e dividir tudo.

Trigrammer

Um oriental não precisa separar o I Ching do Feng Shui, nem vê muito sentido nisso. De acordo com o pensamento oriental, não há muita sabedoria em separar e praticar tudo como disciplinas independentes com instruções passo a passo.

Tudo no universo é percebido como um nó para muitos relacionamentos e, portanto, o oriental acredita que nada pode ser simplesmente reduzido a um ponto no espaço ou a um momento no tempo. Tudo é visto em contexto e nada pode existir sozinho, pois tudo faz parte e é considerado como pré-requisito para o outro.

Feng Shui | Ba Zhai | 1

Riqueza e riqueza;
Progresso
Área vital 1

Feng Shui | Ba Zhai | 2

Reconhecimento &
Fama
Área de vida 2

Feng Shui | Ba Zhai | 3

Amor &
Parceria
Área de vida 3

Feng Shui | Ba Zhai | 4

Saúde e saúde;
Família
Área de vida 4

Feng Shui | Ba Zhai | 5

Crianças e crianças;
criatividade
Área de vida 5

Feng Shui | Ba Zhai | 6

Sabedoria &
Autodesenvolvimento
Área de vida 6

Feng Shui | Ba Zhai | 7

Carreira
& Trabalho
Área de vida 7

Feng Shui | Ba Zhai | 8

Amigos
& viagens
Área de vida 8

Os orientais percebem o tempo como ciclos maiores e menores que se repetem. Tudo volta ao ponto de partida e você se sente conectado a essa dinâmica. Na verdade, tanto que a personalidade individual e a percepção de um “eu” se fundem a ela, fazendo parte de um contexto maior.

Como você se sente parte de contextos maiores no tempo e no espaço, você também tem interesses de longo prazo. No geral, todos devem fazer sua parte para garantir que a estabilidade e a harmonia prevaleçam no universo em todos os momentos. Você se sente obrigado a tirar o melhor proveito de sua vida atual, mas também tem um interesse muito forte em criar o maior progresso possível, bem-estar e harmonia a longo prazo.

A ética que prevalece no Oriente advém do facto de os orientais definirem a si próprios, o seu destino e a sua felicidade, com base nas comunidades a que pertencem – e esta visão assenta em antigas tradições, mas também num sistema social que concretiza concretamente o benefícios de seguir e honrar a comunidade sobre os próprios interesses individuais. A ideia de comunidade faz com que o oriental busque instintivamente a semelhança em vez da diferença.

Isso é, em muitos aspectos, o oposto da visão da humanidade que abunda no ocidente. Aqui o indivíduo é percebido como desapegado, independente e, sozinho, responsável por seu destino e felicidade.

A lógica do Oriente é “ambos e”, enquanto a lógica do Ocidente é “ou-ou”. É importante ter em mente essas diferenças fundamentais ao consultar o I Ching e buscar orientação nos hexagramas.

Insistindo em ocidentalizar o I Ching, traçando fronteiras entre o que são percebidos como diferentes disciplinas, escolhendo uma sobre a outra, categorizando tudo em caixas separadas… !

NetspiritPergunte I Ching
sobre o amor
I Ching business Pergunte I Ching
sobre negócios

I CHING
Book of changes

I Ching | Hexagram 1 1 I Ching | Hexagram 43 43 I Ching | Hexagram 14 14 I Ching | Hexagram 34 34 I Ching | Hexagram 9 9 I Ching | Hexagram 5 5 I Ching | Hexagram 26 26 I Ching | Hexagram 11 11
I Ching | Hexagram 10 10 I Ching | Hexagram 58 58 I Ching | Hexagram 38 38 I Ching | Hexagram 54 54 I Ching | Hexagram 61 61 I Ching | Hexagram 60 60 I Ching | Hexagram 41 41 I Ching | Hexagram 15 15
I Ching | Hexagram 13 13 I Ching | Hexagram 49 49 I Ching | Hexagram 30 30 I Ching | Hexagram 55 55 I Ching | Hexagram 37 37 I Ching | Hexagram 63 63 I Ching | Hexagram 22 22 I Ching | Hexagram 36 36
I Ching | Hexagram 25 25 I Ching | Hexagram 17 17 I Ching | Hexagram 21 21 I Ching | Hexagram 51 51 I Ching | Hexagram 42 42 I Ching | Hexagram 3 3 I Ching | Hexagram 27 27 I Ching | Hexagram 24 24
I Ching | Hexagram 44 44 I Ching | Hexagram 28 28 I Ching | Hexagram 50 50 I Ching | Hexagram 32 32 I Ching | Hexagram 59 59 I Ching | Hexagram 48 48 I Ching | Hexagram 18 18 I Ching | Hexagram 46 46
I Ching | Hexagram 6 6 I Ching | Hexagram 47 47 I Ching | Hexagram 64 64 I Ching | Hexagram 40 40 I Ching | Hexagram 57 57 I Ching | Hexagram 29 29 I Ching | Hexagram 4 4 I Ching | Hexagram 7 7
I Ching | Hexagram 33 33 I Ching | Hexagram 31 31 I Ching | Hexagram 56 56 I Ching | Hexagram 62 62 I Ching | Hexagram 53 53 I Ching | Hexagram 39 39 I Ching | Hexagram 52 52 I Ching | Hexagram 19 19
I Ching | Hexagram 12 12 I Ching | Hexagram 45 45 I Ching | Hexagram 35 35 I Ching | Hexagram 16 16 I Ching | Hexagram 20 20 I Ching | Hexagram 8 8 I Ching | Hexagram 23 23 I Ching | Hexagram 2 2