I Ching | É assim que se pedem conselhos ao I Ching

A Ilíada de Homero | Canção 1

Como perguntar
I Ching sobre conselhos

O I Ching consiste em 64 hexagramas descritos no Livro das Transformações. É por meio da interpretação intuitiva do hexagrama individual que, segundo o I Ching, as pessoas podem aprender a agir corretamente nas situações da vida.

Aquele que pede conselho ao I Ching deve, por meio da interpretação do hexagrama, formar sua própria opinião sobre o que o I Ching responde à pergunta.

Na Ilíada de Homero, fala-se da bela Helena, que é o ponto de partida de toda a guerra por Tróia. Mas em nenhum lugar Homer escreve algo sobre a altura de Helene, cor do cabelo, cor dos olhos ou quaisquer características de Helena em geral – Homer se contenta em simplesmente escrever que ela é a mais bonita das mais bonitas.

E, assim, deixar para o leitor formar sua própria opinião sobre o que ele acha que é o mais bonito dos mais bonitos. Da mesma forma funciona o I Ching. As respostas são enigmáticas e cheias de associações e metáforas para que o consultor do I Ching encontre suas próprias respostas individuais.

A Ilíada de Homero | Canção 3

O I Ching tem sua origem na China e aqui o uso de metáforas na língua é muito difundido. Os chineses dão grande importância a não perder a cara ou fazer os outros sentirem que estão fazendo isso. Portanto, as metáforas são frequentemente usadas no que é dito e escrito. Ao permitir que o próprio destinatário interprete a mensagem, é possível sair de quase todas as situações com a honra intacta.

A palavra metáfora vem do grego e significa transferir – você transfere algo de uma área para outra (do grego metafora ‘transferir’, de metáforaein ‘transportar, transportar’). Em princípio, as metáforas são todas as expressões linguísticas que não transmitem o significado pretendido, a menos que sejam entendidas em um sentido diferente do seu significado literal.

“Quando a ambulância chega e corta o verão com seu tom alto e branco e suas maçanetas vermelhas, Lulú parou completamente de respirar” (Do “Vanillepigen” de Ib Michael).

A Ilíada de Homero | Canção 4

Carl Gustav Jung acreditava que você tira o melhor proveito do I Ching quando “conhece a si mesmo”. Ou pelo menos cientes de que nós, humanos, vemos o mundo através de cada um de nossos pares de óculos.

Na psicologia, falamos sobre o princípio da subjetividade: uma pessoa age com base em sua própria compreensão de uma situação. O que é fácil de esquecer na vida cotidiana  onde raramente temos tempo para analisar por que pensamos da maneira que pensamos. Não pensamos porque achamos um bonito e o outro bagunçado, porque gostamos de um e não do outro.

Teremos simplesmente que generalizar e rotular as pessoas e experiências que encontramos no nosso dia a dia, caso contrário ficaríamos completamente confusos e sem conseguir sair do lugar.

No entanto, é importante estar ciente de como formamos nossas opiniões e decisões se pedirmos conselhos ao I Ching. É por meio da interpretação intuitiva de um hexagrama que devemos formar nossa própria opinião sobre o que o I Ching responde à pergunta.

Se você optar por usar o I Ching para escapismo existencial e autoengano, isso é exatamente o que você obterá.

netspirit

I Ching | Hexagrama 11. Ch’ien
O criativo

Você entenderá como um hexagrama é interpretado se seguir a revisão de como o primeiro hexagrama pode ser interpretado.

O primeiro hexagrama consiste em seis linhas yang ininterruptas, que simbolizam a força masculina, positiva e ativa. Portanto, não é de surpreender que o hexagrama seja considerado forte, sem fraqueza, sua essência é energia, poder.

Como todas as linhas são atualmente yang, elas estão a caminho de se transformar em seu oposto, ou seja, o hexagrama K’un, o receptor, que é composto por seis linhas yin. Nesse encontro entre o puramente masculino, yang, o criativo, o extrovertido – com o oposto, o puramente feminino, yin, o receptivo – a força do criativo se une ao gentil e ao receptivo.

Vejamos qual é o veredicto para o hexagrama Ch’ien, que estamos tentando descobrir como interpretar.

A Ilíada de Homero | Canção 6

O JULGAMENTO
O criativo alcança um sucesso esmagador,
Progresso através da correção persistente

Os trabalhos criativos sublime sucesso,
Avançando através da perseverança.

Confúcio explicou o hexagrama da seguinte maneira: “A grandeza, a correção persistente, é de fato o câncer, a energia, o poder que olha para a base do criativo; todas as coisas surgiram da criatividade”.

O veredicto indica que o hexagrama expressa o caminho do grande sábio para o sucesso. Porque ele vê com grande clareza e é capaz de distinguir entre causa e efeito, ele sobe os seis degraus nos momentos certos e sobe firmemente em direção ao céu. Cada passo é uma preparação necessária para o passo seguinte.

A Ilíada de Homero | Canção 5

A IMAGEM
O movimento do céu é poderoso. Portanto, deveria
homem sábio superior torna-se forte e invulnerável

O movimento do céu está cheio de poder. Desta forma
o homem superior se faz forte e incansável.

Como existe apenas um céu, o significado dos dois céus, as duas versões do trigrama Ch’ien, o céu é movimento.

Um desenvolvimento completo do céu constitui um dia, e repetir o céu duas vezes é uma imagem de cada dia sendo seguido por um novo dia. Isso cria a imagem no tempo. Como é o mesmo céu, um desenvolvimento que nunca para ou muda, obtemos também a continuidade, a imagem do poder criativo que está no homem.

O sábio deve aprender a se desenvolver com a mesma firmeza e força. Ela deve fazer grandes esforços para rejeitar constantemente o que é desnecessário e supérfluo em relação ao que escolheu como seu próprio caminho certo.

A Ilíada de Homero | Canção 10

AS LINHAS

Vamos examinar mais de perto o que aprendemos sobre o hexagrama Ch’ien / O criativo, o criativo. No geral, na verdade, temos uma pequena história de vida. Começamos na linha de fundo com o homem (ou mulher) não testado, ainda não maduro e acompanhamos através do hexagrama esse desenvolvimento para se tornar um grande homem.

Começamos da linha de fundo e subimos em direção ao céu (Tao). Diz-se que a energia criadora quando está na linha inferior é oculta, ou seja, interna, mas quando você se aproxima do céu, ou seja, sobe pelo hexagrama, encontra a luz que faz crescer as sementes em germinação.

Vários perigos espreitam ao longo do caminho. Ele (ou ela) pode, por exemplo, ser enganado quando as massas começam a perceber os talentos e assim passar a buscar o externo – riqueza, fama etc. – ou optar por continuar seus estudos como o professor solitário em seu laboratório.

É importante estar ciente de que o hexagrama não indica alguns dos caminhos como os únicos corretos. Você poderia imaginar imediatamente que havia algo sobre ser a coisa certa a voltar suas energias para dentro e se concentrar em se tornar sábio. Mas isso o hexagrama diz ou nega muito claramente, usando repetidamente a frase “Vá sem vergonha”. Então, quando você toma uma decisão, ela é certa para você e você não tem nada do que se envergonhar.

Quando a pessoa na história subiu para os escalões mais altos e ganhou uma grande posição, poder, influência e coisas do gênero, o hexagrama adverte para não voar mais alto do que as asas podem carregar. Pode-se dizer que assim termina onde começou, ou seja, com uma advertência de que você deve ter cuidado para não se jogar em algo que não pode controlar.

A Ilíada de Homero | Canção 14

Hexagram YangLinha inferior
Este não é o momento para ação.
Espere o momento certo.
Ou deixe o ambiente trabalhar para você,
enquanto você controla o processo em segredo.
Dragão oculto. Não aja.

O dragão simboliza uma grande energia dinâmica eletricamente carregada que às vezes cria trovões e nuvens de tempestade. No inverno, essa energia se retira para a terra, enquanto no início da primavera é trazida de volta à vida e aparece no céu como relâmpagos e trovões. Como resultado, as forças criativas novamente começam a se agitar na terra.

Aqui, no fundo, a força criativa ainda está escondida na terra e não tem efeito. Traduzindo isso para os assuntos dos homens, entende-se que este é um símbolo de um grande homem ainda não descoberto, ainda não surgido.

Para que ele se torne o grande homem que está destinado a ser, ele deve ser fiel a si mesmo e não se deixar influenciar pelo sucesso ou fracasso dos outros, mas ter confiança em sua própria força e esperar pelo tempo.

Aquele que desenha este hexagrama é, portanto, encorajado antes de tudo a olhar para o tempo, deixar o tempo trabalhar para você. A mensagem é que você está destinado a algo grande, está no caminho certo, mas não deve apressar o tempo, não se apresse antes de estar maduro, pronto para isso.

A Ilíada de Homero | Canção 20

Hexagram YangLinha 2
Uma pessoa pode beneficiar você.
Seja coerente com ele.

Dragão aparecendo no campo.
É bom ver o grande homem.

Aqui os efeitos das forças doadoras de luz começam a aparecer. Isso significa que o grande homem se mostrará no campo que se propôs a dominar. Atualmente, ele não tem poder ou posição decisiva. No entanto, o que o diferencia de todos é a seriedade e o zelo com que se envolve em seus empreendimentos.

Ele se destaca como um homem em quem você pode confiar imediatamente, e sua influência sobre as pessoas ao seu redor é muito maior do que ele mesmo imagina. Tal homem está predestinado a alcançar grande influência e poder, e é por isso que é auspicioso procurá-lo.

A Ilíada de Homero | Canção 15

Hexagram YangLinha 3
Cuidado com o desejo dos outros de explorar seu
a força criativa não dissipa sua energia.
Atenha-se estritamente à sua visão e à sua integridade.
Durante todo o dia o homem superior está criativamente ativo.

Ao anoitecer, sua mente ainda está cheia de preocupações. Perigo. Sem culpa.

Uma oportunidade de influência se abre para o grande homem. Sua fama começa a se espalhar. As massas começam a se reunir em torno dele. Sua força interior pode acompanhar a crescente atividade externa. Há muitas coisas que precisam ser resolvidas e quando os outros dormem à noite, ele é atormentado por estresse, pensamentos e planejamento.

O perigo espreita aqui na linha divisória entre a escuridão e a luz. Muitos grandes homens sucumbiram às massas que se reuniam para ele e o enganaram em seu jogo. A ambição destruiu sua integridade. Mas a verdadeira grandeza não é destruída pelas tentações ao longo do caminho. Aquele que permanece fiel a si mesmo e ao seu destino evitará as armadilhas.

A Ilíada de Homero | Canção 18

Hexagram YangLinha 4
Você deve decidir por si mesmo se deseja usar
seu poder criativo extrovertido ou introvertido.
Voo ondulante sobre as profundezas. Sem culpa.

Um lugar de mudança, a decisão é alcançada. O grande homem é apresentado com duas opções. Ou ele pode lutar pelas alturas e desempenhar um papel importante no mundo, ou pode retirar-se para a paz e desenvolver-se.

Ele pode escolher seguir o caminho do homem santo (o introvertido) ou pode escolher seguir o caminho do herói (o extrovertido). Não existe uma lei geral sobre o que ele deve fazer com essas escolhas. Se a pessoa for honesta consigo mesma, encontrará o caminho certo para ela. Este caminho é o certo para ele, e ele deve escolhê-lo sem culpa ou remorso.

A Ilíada de Homero | Canção 22

Hexagram YangLinha 5
Você tem uma grande influência no mundo exterior.
E o mundo exterior olha para você em busca de inspiração.
Dragão voador nos céus.
É bom ver o grande homem.

Aqui o sábio compreendeu os contextos espirituais superiores. Sua influência se espalha e se torna visível em todo o mundo. Quem o vê deve se considerar sortudo, abençoado.

Confúcio diz sobre esta linha: “As coisas que pertencem umas às outras vibram juntas. Aquilo que constitui a nossa natureza interior procura o seu igual. A água flui para o que está molhado. O fogo é atraído para o que está seco. As nuvens (a respiração do céu) seguem depois o Dragão. O Vento (a respiração da terra) segue o Tigre. Aquilo que nasceu originalmente do céu sente-se ligado a tudo o que está acima de nós. Aquilo que nasceu da terra segue a atração de tudo o que está abaixo de nós. um segue o seu próprio.

A Ilíada de Homero | Canção 23

Hexagram YangLinha superior

Seus objetivos são muito amplos
em relação ao seu poder criativo.
Você corre o risco de ficar para trás
voando alto e irreal.
Nesse caso, você se arrependerá de suas ações.
O dragão arrogante terá motivos para se arrepender.

Quando um homem sobe tão alto que perde a conexão com outras pessoas, ele fica isolado, o que necessariamente resulta em fracasso. Esta linha adverte sobre planos excessivamente irrealistas e ambiciosos que excedem as habilidades de alguém. Tal busca terminará em uma queda gigantesca.

A Ilíada de Homero | Canção 8

Quem tem que interpretar o I Ching recebe uma série de informações para lidar.

Descrição do hexagrama individual, as linhas individuais, o lado sombreado do hexagrama, os dois trigramas que o hexagrama é composto de Notas de Confúcio, etc.

É por meio da interpretação intuitiva do hexagrama individual que, segundo o I Ching, as pessoas podem aprender a agir corretamente nas situações da vida.

I ChingPergunte sobre
Amor
netspiritPergunte sobre
Negócios
navigationAmor
Hexagramas
navigationNegócios
Hexagramas